top of page

Escolhas Responsáveis Uma Importante Reflexão

Tenho observado na prática de atendimento em consultório, que algumas pessoas apresentam uma dificuldade em responsabilizar-se pelas próprias escolhas, e por sua vez, responsabilizam o outro pelos seus erros, escolhas e derrotas. Este é um fator que dificulta muito os atendimentos na clínica.

Então, sugiro aqui neste texto uma pequena reflexão sobre a responsabilidade, e quando digo responsabilidade, é ir muito além do cumprimento das tarefas diárias de cada pessoa. Me refiro, a responsabilidade pelas escolhas que são feitas ao longo de nossas vidas, mesmo quando achamos que estas escolhas não são tão nossas assim.

Ao longo da vida, nos deparamos com situações diversas onde precisamos escolher o que fazer, qual caminho tomar. Variando de escolhas bastante simples como o que vestir, até as mais complexas como planos de vida, objetivos pessoais e profissionais. Ao optar por uma determinada situação, automaticamente abrimos mão de outras, ou seja, a cada escolha que fazemos em nossa vida, renunciamos a todas as outras possibilidades que estariam disponíveis até aquele momento.

Não é o objetivo da reflexão proposta determinar qual escolha é melhor ou pior, longe disso, até porque cada pessoa sabe, ou pelo menos deveria saber, qual escolha mais adequada realizar. A questão é que quando a escolha é feita, e algo dá errado, há uma indignação e uma tendência dessas pessoas em responsabilizar o outro, ficar com a sensação de que o outro fez com que ela perdesse algo.

É importante se ter a consciência das escolhas que fazemos, e mais ainda ter a consciência das renuncias que vem com as escolhas que fazemos. Quando uma escolha é feita com responsabilidade, sabemos a que estamos renunciando e assim podemos ter a plena certeza de nossas escolhas. Isso faz com que percebamos, que as más escolhas e mudanças que aconteceram no passado são absolutamente nossas, e ninguém mais deve ser responsabilizado por isso.

Por fim, os outros só fazem conosco, o que permitimos que façam!

Pense Nisso, se torne consciente da sua vida, e faça das suas escolhas mais responsáveis, porque no final você que sofrerá as consequências das mesmas.


Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page