top of page

Habilidades Sociais

As habilidades sociais, se referem a habilidade de expressar-se honestamente causando o mínimo de incômodo possível aos outros e a si mesmo. Caballo (2006) considera que o comportamento socialmente hábil é aquele conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal específico, expressando sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos, de modo adequado à aquela situação; respeitando os demais e, geralmente, resolvendo os problemas imediatos da situação ao mesmo tempo em que minimiza a probabilidade de problemas futuros.

É importante entender, quando se fala em habilidade social, o contexto cultural do indivíduo deve ser contemplado, do mesmo modo, que quaisquer outras variáveis situacionais.

Esta habilidade não é uma característica da pessoa, mas de seu comportamento. Trata-se de um comportamento especifico, daquela pessoa, naquela situação em especial, e significa que a definição de uma determinada conduta, poderá variar de acordo com a situação, ou com a pessoa que a adota. Este é um padrão de resposta aprendido e mantido pelas suas consequências, e pode ser alterado.

Vínculos interpessoais, são essenciais para a construção de um suporte social e emocional adequado no decorrer da vida de um indivíduo. O sucesso pessoal e social, em grande parte é determinado pelas habilidades em que esse indivíduo tem em iniciar e manter interações saudáveis.

Segundo Caballo (2006), muitos problemas humanos podem ser decorrência de um déficit de habilidades sociais. Elas formam um elo entre o indivíduo e as pessoas que o cercam. Se este elo está enfraquecido ou é disfuncional, podem não ser geradas consequências reforçadoras o suficiente para que o indivíduo tenha o que se chama de “vida satisfatória” ou “vida feliz”.

O treinamento de habilidades sociais mostra-se uma saída simples e eficaz no tratamento psicoterápico, considerando a quantidade de transtornos em que estão fundamentalmente envolvidos nos déficits dessas habilidades.


Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page