top of page

Autoestima

Autoestima se refere ao olhar de uma pessoa sobre si mesma, constitui-se por um sentimento positivo, ser amado e querido. Ter uma boa autoestima implica em gostar de si mesmo, aprovar as coisas que realiza, concordar com a maneira como se comporta, tem a ver com auto reconhecimento. Reconhecer os próprios valores e qualidades de maneira autentica.

O melhor caminho para avaliar e melhorar sua autoestima é o autoconhecimento. Este consiste na observação de nossos próprios comportamentos, buscando entender as múltiplas razões e variáveis de porque nos comportamos daquele determinado modo. Ou seja, entender ao que respondemos quando nos comportamos. Lembrando, que cada indivíduo responderá de uma maneira, e esta sempre corresponde a sua história de vida.

Durante a vida os nossos relacionamentos interpessoais exercem grande influência sobre o tipo de indivíduo que nos tornamos. Nossa autoimagem, por exemplo, é formada em grade parte com base nas avaliações refletidas que percebemos nos olhos e nas falas de figuras importantes em nossas vidas.

Deste modo, os vínculos que construídos em relações verdadeiramente genuínas, onde podemos desabafar, ouvir, passar por dificuldades e ser acolhido, ajudar o outro, confiar no outro entre outras coisas, que permite a construção e o fortalecimento de uma boa autoestima. Claro, que a criação de vínculos tão fortes e genuínos leva tempo, e depende do outro, das circunstâncias, a de alguns repertórios comportamentais, sendo assim, os vínculos afetivos que produzem o sentimento de autoestima são raros.

Por outro lado, pessoas que tem um histórico de vida que produziu autoestima tem regras fortalecidas, deixa de responder menos aos comentários e críticas alheios quando gosta de si mesmo. Logo, apenas fica sob controle de críticas justas, se livrar da aprovação ou reconhecimento dos outros, de maneira demasiada, é muito importante para aumentar o sentimento de autoestima. Quando você não precisa provar mais nada para alguém a sua autoestima aumenta.


Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page