top of page

Quando Devo Procurar Psicoterapia?

No decorrer de nossa existência muitas vezes nos perguntamos se somos mentalmente saudáveis e se não estaria na hora de buscar ajuda profissional. Alguns por necessidade, outros por curiosidade, muitos já se pegaram pensando em como seria se fizessem acompanhamento psicoterapêutico.

O preconceito, porém é um empecilho para se beneficiar do trabalho psicoterapêutico, que ainda até mesmo para pessoas razoavelmente informadas é considerado coisa de “louco”, “fraqueza”, entre outras coisas. Quando na realidade a alienação de si mesmo é fonte e gerador de grandes conflitos existenciais.

A psicologia como ciência, se utiliza de técnicas e métodos próprios para que estes profissionais auxiliem seus clientes/pacientes. Quando se procura um profissional de psicologia, é importante ter em mente, que o mesmo não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a pensar nas possibilidades e deste modo você chegará a alternativa mais adequada para resolver as suas questões. O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido.

Lembre-se que o processo psicoterapêutico tem como premissa respeito, aquele é um momento em que toda atenção está voltada a você. O psicólogo clínico pode, e muito, contribuir para que cada um chegue às causas de determinados comportamentos, levando a um conhecimento maior do seu próprio “eu” e principalmente, resgatando sua autoestima e amor-próprio.

Então, quais são sinais indicam a busca por psicoterapia?

-Quando todos os sentimentos são intensos; raiva, tristeza, ansiedade, o excesso contínuo destes sentimentos pode indicar problemas;

- Quando uma situação traumática não sai da cabeça, muitas vezes, as sensações ruins somem com o tempo, mas, em alguns casos, persistem e passam a prejudicar a vida da pessoa.

- Dor de cabeça e baixa resistência, pesquisas confirmam que o estresse pode se manifestar como doenças físicas. Alterações no apetite (para mais ou menos) também podem ser sinais de que a pessoa está com problemas em lidar com o estresse.

- Uso de substâncias, se você está bebendo ou usando drogas em maior quantidade ou pensando mais em lançar mão dessas substâncias, pode ser um sinal de que você está procurando formas de anestesiar sentimentos.

- Receber feedback negativo no trabalho, mudanças no desempenho profissional são comuns entre aqueles que lutam com problemas emocionais ou psicológicos.

- Deixar de gostar de atividades prazerosas, isso pode ser um sinal de que algo está errado.

- Relacionamentos tensos, Se você se sente constantemente infeliz durante as interações com familiares e parceiro, pode ser um candidato à terapia.

- Amigos estão preocupados, seus amigos costumam notar mudanças no comportamento e alertar.

Caso tenha se identificado com a maioria ou todos os itens acima, talvez seja melhor buscar a ajuda de um profissional.



Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page