top of page

Timidez Intensa, Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social. O Que Dizer Sobre Isso?

De acordo com os manuais de saúde mental fobia social, se caracteriza por uma ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, freqüentemente levando ao comportamento de esquiva.

Em outros termos significa uma ansiedade intensa frente a situações sociais em que aquele individuo precisa apresentar algum desempenho diante de outras pessoas, isso o leva ao sofrimento e perda de oportunidades por normalmente preferir evitar essas situações.

Esse transtorno é caracterizado principalmente por medo acentuado onde este individuo tenha que falar ou realizar tarefas em público, que necessite de interações sociais do dia-a-dia; como ir a uma festas, uma entrevista de emprego, entre outras tarefas, ter uma vida social adequada.

O fóbico social, ou o tímido em demasia, apresenta um padrão de comportamento muito autocritico, onde tende a distorcer a avaliação de suas experiências, sendo essas avaliações potencialmente negativas.

Demonstra uma hipersensibilidade a criticas julgamentos e comentários negativos a respeito de si mesmo. Ocasionando sentimentos de inferioridade, produzindo comportamentos patologicamente negativos a cerca de si mesmo, crendo ser incompetente, desprezível e sempre procurando situações onde isso possa ser comprovado.

Em grande maioria as pessoas com transtornos de ansiedade, como timidez e fobia social sofrem com dificuldades ligadas a habilidades sociais, o que ocasiona uma produção de comportamentos inadequados frente a situações socais.


Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page