top of page

Processo Psicoterapêutico

O psicoterapeuta é um psicólogo clínico, formado em psicologia e com experiência em atendimentos na área clínica, e a psicoterapia se constitui de técnicas e conceitos.

Na psicoterapia o cliente busca compreender suas dificuldades, o que lhe causa sofrimento, além de favorecer o autoconhecimento. A procura pela psicoterapia tem que partir da ação voluntária do interessado. O processo terapêutico tem data de início, mas sem previsão para o termino, tudo depende da demando e/ou queixa do cliente e nos seus objetivos.

Nesse processo a relação cliente-terapeuta é de grande importância para a melhora e desenvolvimento de cada caso. Para que se possa obter o bem estar emocional é necessária a participação do cliente, tanto no sentido de relatar, como em colocar em pratica as orientações recebidas. A importância da psicoterapia é a intervenção do psicólogo no sentido de promover o bem estar do seu cliente, essa intervenção varia de abordagem para abordagem, onde há diversas escolas teóricas na Psicologia. Para cada cliente o processo terapêutico será diferente, pois estão envolvidos o histórico de vida de cada pessoa e espera-se a melhora na qualidade de vida do cliente.

Toda profissão envolve questões éticas, assim como na psicoterapia a confidencialidade durante as sessões é à base da confiança. Os relatos do cliente durante o processo psicoterapêutico são guardados com sigilo absoluto, o que possibilita uma participação maior e segurança do cliente.

Em geral, as pessoas procuram a psicoterapia, quando estão passando por determinadas situações difíceis ou dolorosas e não conseguem resolver sozinhas. A psicoterapia pode ajudar as pessoas a vivenciarem melhor essas situações e proporcionar o autoconhecimento. É importante deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a alcançar o seu bem estar.


Por: Tatiane Arruda

Postagens Em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Buscar Tags
Nenhum tag.
Siga-Me
  • Facebook App Icon
bottom of page