Setembro Amarelo: Prolongue essa ideia!

October 1, 2016

 

Durante todo mês de setembro, todos nós encontramos espalhadas pelas redes sociais mensagens sobre a campanha do setembro amarelo. Tenho certeza que a sua timeline ficou repleta de lacinhos amarelos, mensagens de incentivo para buscar consolo através de conversas. Além é claro das chamadas correntes, que proporcionavam a quem as publicava elogiar e ser elogiado pelos colegas das redes sociais. Diria ainda que alguns não sabiam exatamente do que se tratavam os charmosos lacinhos e todas as demais ações da campanha. Então vamos lá, sobre o que se trata essa tal campanha do setembro amarelo?

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Essa campanha tem o objetivo de alertar toda a população sobre a realidade e as formas de prevenção do suicídio no Brasil e no mundo. A campanha está vinculada ao mês de setembro pois é no dia 10 de setembro que comemora-se o dia mundial da prevenção ao suicídio. No Brasil, a primeira campanha aconteceu em 2014 e as ações foram concentradas em Brasília. No ano seguinte (2015), as ações passaram a conseguir maior visibilidades nas demais regiões do país e esse ano ganhou ainda mais força.

Suicídio é uma questão de saúde publica, a OMS (Organização Mundial da Saúde) vem registrando, desde de 1980, um aumento progressivo e constante nos números de suicídio no país. Esses índices estão contemplados por todas as faixas etárias, sejam crianças, jovens, adultos e idosos, alertando que cerca de 32 pessoas morrem por dia em decorrência de suicídio. Preocupada com registro alarmante de casos, a OMS chegou a publicar neste mês uma cartilha anual de recomendação para prevenção de suicídio.

O caminho é procurar ajuda profissional, buscar os CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), que estão preparados para receber esse publico, bastando marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. Em São Paulo, existe também o CVV (Centro de Valorização da Vida), fundado desde 1962 com a proposta de realizar apoio emocional e prevenir o suicídio.

Setembro amarelo descontrói mitos, alertando para a importância de presar atenção aos sinais de risco e prevenir a toda a sociedade. O importante é fazer que o objetivo do setembro amarelo não termine agora, mas que permaneça todos os dias.

 

Por: Tatiane Arruda

Please reload

Postagens Em Destaque

Setembro Amarelo: Prolongue essa ideia!

October 1, 2016

1/10
Please reload

Postagens Recentes

August 25, 2014

Please reload

Arquivo
Please reload

Buscar Tags
Siga-Me
  • Facebook App Icon

 

© 2014 por Tatiane Arruda 

Telefone

(11) 9 5302-2029

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now